Ministro do Evangelho

Ministro do Evangelho

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

PR. HIRAM PREGARÁ EM CONGRESSO DE SENHORAS E MOCIDADE

O pastor Hiram Filho estará pregando na próxima sexta-feira (26/11), ás 19hs, na Assembléia de Deus no Planalto  - Templo Central (Campo de Cidade dos Funcionários), por ocasião do Congresso Unificado de Senhoras e Mocidade.

Todos estão convidados!

SE JÁ SOU PERDOADO, PORQUE PEDIR PERDÃO?

REFLEXÃO ESCRITA PARA O ROTARY
INTERNACIONAL DE CAMPINA GRANDE - PB


Fortaleza-Ce, 25 de novembro de 2010.




Amados Rotarianos Campinenses,
Saudações em Cristo!


REFLEXÃO ROTÁRIA – DIA 25/11/10


SE JÁ SOU PERDOADO,
POR QUE PEDIR PERDÃO?


Novos instrumentos sempre precisam de afinações. Assim é também quando novas compreensões nos chegam ao coração. Sempre há necessidade de fazer uma sintonia fina de vez em quando. Isto porque as novas alegrias muitas vezes nos impedem de fazer uma síntese mais equilibrada das coisas por um tempo.

E a prova disso é que Hoje resolvi falar sobre perdão. Sinal de que há uma nova reflexão sendo feita. O que é muito bom!

Eu tive a bênção de ter um pai de quem jamais duvidei do amor. Eu sempre soube que meu velho me perdoaria de qualquer coisa, embora eu também sempre tenha sabido que qualquer coisa indigna que eu viesse a fazer, e ele a saber, seu coração se entristeceria bastante, talvez até profundamente. Assim, eu sempre soube que ele me perdoaria porque ele me ama, mas nunca deixei de pedir perdão a ele apenas por saber disso.

Ora, se é assim com meu pai terreno, como seria com meu Pai que está nos céus? Ao meu pai eu peço perdão porque ele precisa saber que minha consciência está viva e sadia. E também porque o respeito e desejo honrá-lo até nos meus erros. Já em relação ao meu Pai que está nos céus, peço perdão por mim mesmo, para o meu próprio bem, como reconhecimento de que minha consciência está viva, e, sobretudo, porque minha vida é um flagrante permanente diante Dele.

Assim, embora de antemão perdoado, peço perdão; posto que meu pedido de perdão seja a confissão de minha boca de que minha consciência continua cativa da verdade de Deus; e isto é importante para mim, visto que Deus sabe.

Eu, porém, sou ensinado a orar dizendo: “Perdoa as minhas dívidas assim como eu perdôo os meus devedores”. Desse modo há duas dimensões aqui envolvidas:

1. A primeira ensina que perdão é perdão. Ou seja: porque perdôo, sou perdoado; isto porque já estou perdoado; portanto, não tendo mais o direito de não perdoar. Desse modo, não perdoar equivale e dizer que não se acredita em perdão, ficando-se, assim, postos por nós mesmos, na posição de não-perdoados outra vez.

2. A segunda tem a ver com Deus, que de antemão me perdoou, mas que espera que meu coração reconheça o perdão com seriedade, a fim de que a minha consciência não fique sem exercício. Portanto, quando peço perdão, confesso que ainda estou vivo e grato; e mais: confesso meu desejo de deixar coisas e partir para outras melhores.

Arrependimento, diz o Novo Testamento, é Graça de Deus. É Deus quem concede o arrependimento, e quem conduz ao arrependimento. Portanto experimentar arrependimento já é fruto da Graça do Perdão divino. Assim, eu diria: somente perdoados se arrependem!

Prova disso é o rei Davi, que, uma vez confrontado pelo profeta Natã, disse: “Pequei contra o Senhor!”— e ouviu o profeta dizer: “Também o Senhor já perdoou o teu pecado!”

Assim, queridos e mui amados rotarianos, é que é bem-aventurado o homem a quem o Senhor não “imputa iniqüidade”. Como também é bem-aventurado todo aquele que “não se condena nas coisas que aprova”.

Desse modo, a Graça de Deus nos dá toda segurança, mas demanda de nós que vivamos buscando não pecar, não porque o pecado “tire pedaços de Deus”, mas sim porque tira os pedaços da gente.

Na revelação há sempre duas dimensões: uma eterna e outra temporal. E somente pela revelação sabemos o que é eterno, e, portanto, já é, e ninguém mudará. Ao mesmo tempo em que há advertências temporais, as quais têm dimensões de natureza, eu diria, psicológicas; isto porque concernem à alma humana e à continuidade da existência na Terra.

Por isto, eu sei que em Cristo tudo já é e já está Consumado; mas sei também que em mim mesmo, nada está acabado e concluído, pois vivo na carne, no corpo, no tempo, no espaço, e no que ainda ‘é em parte’.

Portanto, digo aos que me lêem: Os perdoados sempre pedem perdão; e, além disso, sempre perdoam!

Quando estou em um momento de “contrição” durante a oração, eu sempre aproveito para o meu bem. Mas meu confessionário é no caminho, enquanto vou, e à medida que minha consciência fala comigo. Assim deve ser com todos!


Nele,
Em Quem já sou ‘tudo’ a fim de poder ‘ser’,


Pr. Hiram Filho

Fortaleza
Ceará

24/11/10

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

OS BONS OLHOS...

REFLEXÃO ESCRITA PARA O ROTARY
INTERNACIONAL DE CAMPINA GRANDE - PB

 
Amados Rotarianos Campinenses,
Saudações em Cristo!


REFLEXÃO ROTÁRIA – DIA 18/11/10


OS BONS OLHOS...


Jesus disse que os olhos precisam ser bons. Mesmo o cego tem que ter os olhos bons. Quem vê, tem que ver com bons olhos. Quem não vê, tem que não ver com bons olhos. Quer, pois, vejamos ou sejamos cegos, vejamos com bons olhos!

Se os olhos forem bons, todo o ser será iluminado. Tudo está no olhar! Que sejam iluminados os olhos do coração—era o desejo do apóstolo Paulo.

Queridos e amados rotarianos, se algo é impuro, o é por causa do olhar daquele que vê—sintetiza o mesmo apóstolo.

Todas as coisas são puras para os puros. Pela gratidão tudo é feito puro. Mas para aquele que tem a mente corrompida e suja, todas as coisas são impuras.

Aí está o problema. Quem não tem a mente corrompida? A mente corrompida adoece o olhar. Mas o olhar enxerga com os olhos do coração. Assim, ninguém enxerga, apenas “projeta”.

O olhar natural é apenas projeção. Somente na Graça de Deus a gente começa a ter a chance de projetar menos, e ver mais... É por isso que nossos mais veementes juízos são apenas nossas projeções.

Nos confessamos quando julgamos! O olhar bom. Meu Deus, dá-nos um bom olhar! Este mundo está cheio de olhar mau... Mau-olhado. Ora, mau é pior que mal. O segundo designa o efeito.

O primeiro define a essência. É fácil saber a qualidade das pessoas pelo olhar que elas têm da vida. Para quem não se impressiona com fachada, nada é mais revelador que o olhar... Olhar é interpretação, é entendimento, é apreciação, é luz...muita luz...até luz negra.

E ainda há tanta gente no meio religioso querendo ver onde está o demônio! Garanto: não está atrás das cortinas de uma casa, nem ainda no despacho na esquina, nem tampouco na bruxaria feita contra você.

Bem, para quem quiser saber, eu digo: o demônio está no olhar! Está no olhar de quem vê! Está na qualidade do olhar! O Diabo vê este mundo com os olhos dos homens... O Grande Olho do Diabo é a soma dos nossos olhares quando são maldosos.

Esta é a condenação: come e se alimenta do nosso pó... E enxerga com nossos olhos... Quanto pior o olhar, mais forte o diabo. Quem busca, encontra... Até o diabo... Se olhar querendo achar.

Amados rotarianos, Jesus mandou andar distraído na segurança da fé... Pois basta a cada dia o seu mal. Ele mandou olhar campos, lírios, pardais, o pôr do sol, sentir o cheiro dos ventos, discernir se vem chuva, ou calor... Sem ansiedade.

O bom olhar busca o melhor. O bom olhar não enxerga marcas ruins nas pessoas para sempre. O bom olhar espera sempre que o que perece ser, seja para o bem, e não para o mal. O bom olhar não tem medo das conseqüências de nada. O bom olhar enxerga com confiança. O bom olhar só gasta tempo apreciando aquilo pelo que ele pode expressar gratidão.

Então, o mundo começa a ser varrido; sua feiúra é vista com misericórdia; sua beleza com alegria; suas injustiças como desafios, e suas coisas boas como dom de Deus.

Quem tem olho bom, mesmo cego, tem um bom olhar. E esse homem não precisa fazer propaganda de si mesmo, pois todo o seu corpo será luminoso. Essa luz o inferno vê, só não consegue saber de onde vem, nem para onde vai...


Nele,



Pr. Hiram Filho

Fortaleza
Ceará

18/11/10

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

JOGO BRUTO!

REFLEXÃO ESCRITA PARA O ROTARY
INTERNACIONAL DE CAMPINA GRANDE - PB

 
Amados rotarianos campinenses,
Saudações em Cristo!


REFLEXÃO ROTÁRIA – DIA 04/11/10



JOGO BRUTO!


Não sei se por ingenuidade ou imaturidade não me acostumei com jogo bruto. Para mim, jogo bruto é a constatação de que fui lançado na arena da maldade sistêmica, onde noto a hierarquização de interesses.

Não sonho em deixar que neste jogo bruto alguém soque o meu pescoço com bota com sola de aço. Ando fatigado, sei que raposas, hienas e abutres andam doidos para abocanhar os incautos derrotados pelos grandes gladiadores.

Refiro-me aos interesses políticos. São muitos os que enxergam os mortais como massa que reboca as paredes onde abrigam sonhos onipotentes.

Não agüento mais ouvir promessa de campanha eleitoral. Não suporto picuinhas ditas e repetidas para encobrir projetos pessoais. Não vejo verdade no jogo bruto da política e isso me desalenta a alma.

Mas o desalento não fica só com os políticos. Sou cria do mundo religioso, e misturar política com religião tem sido uma insanidade. Estou des-iludido com lógicas infantis. Brechas separam discurso e prática e isso é muito ruim.

Por enquanto a minha des-ilusão tem me feito bem - porque me faz cair na real - mas tenho medo de que ela descambe para o cinismo. Por algum motivo, não tolero que pessoas sejam mobilizadas a partir de paranóias.

Vejo alguns religiosos descrevendo um cenário de horror enquanto procuram fazer dos homossexuais os vilões do futuro. Os homossexuais se tornaram os inimigos que devem ser abatidos. Tais religiosos não só confundem promiscuidade com relações homo-afetivas, como fazem de vidas humanas o belo motivo para alavancar projetos.

Eles cavam trincheiras e demonizam pessoas reais, com dramas reais, só para fazer valer seus discursos. Esqueceram que Jesus amou e ama a todos indistintamente, e que os pecadores foram sua busca constante para transmitir o perdão.

Enquanto isso, vejo iniqüidades vergonhosas nos bastidores do mundo político e também religioso. Mas como algumas não resvalam na sexualidade, permanecem escondidinhas, intocadas.

Não suporto testemunhar que o meio e doce Jesus de Nazaré é usado para promover empavonados, narcisistas, caça-hereges, ditadorzinhos de meia-taça, pseudo-teólogos, bispos sem báculo e os autopromovidos apóstolos.

É vergonhoso como se deu a campanha eleitoral este ano o que me deixou de ressaca existencial, mas agradeço a Deus por eu, como pastor, não ter visto o diabo em cada esquina, e nem ter praticado alpinismo social em nome da democracia e nem do sagrado.

Aos eleitos, cabe a mim, como ministro de Deus, orar diariamente para que sejam sábios, prudentes e com a maior transparência e fidelidade, administrem para o bem do povo.


Nele,
Que contempla todas as coisas, inclusive as intenções do coração!



Pr. Hiram Filho

Fortaleza
Ceará

04/11/2010

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

PASTOR HIRAM PREGARÁ DOMINGO NA ASSEMBLÉIA DE DEUS - EDSON QUEIROZ - 1


O pastor Hiram Filho estará pregando no próximo domingo (14), na Assembléia de Deus - Edson Queiroz - 1, por ocasião do Culto de Missões. Todos estão convidados!

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

PR. HIRAM FILHO PEGARÁ EM CONGRESSO DE SENHORAS

DIA 05 DE NOVEMBRO - 19HS

O pastor Hiram Filho estará pregando no próximo dia 05/11 (sexta-feira), ás 19hs, na Igreja Evangélica Assembléia de Deus - Templo Central (Estrada da Cofeco - Pb. Gledson), por ocasião do Congresso de Senhoras daquela congregação.

Participe!

segunda-feira, 1 de novembro de 2010

DILMA ROUSSEFF É ELEITA PRESIDENTE DO BRASIL


Dilma Rousseff (PT) foi eleita na noite de ontem (31/10) como a primeira mulher presidente do Brasil. A nova presidente ultrapassou o candidato tucano José Serra pela primeira vez em 14 de agosto, quando alcançou 41% das intenções de voto e abriu vantagem de oito pontos sobre José Serra (PSDB).

Com o apoio do presidente Lula a petista se destacou no governo como ministra da Casa Civil, com os programas Minha Casa, Minha Vida, Pré-Sal e Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Antes, no Ministério de Minas e Energia, lançou o programa Luz para Todos, uma das bandeiras de sua candidatura.

Mesmo com o apoio de nomes fortes no meio evangélico como Pr. Silas Malafaia (Vitória em Cristo), Pr. José Wellington (Assembléia de Deus) e o Apóstolo Valdomiro Santiago (Igreja Mundial do Poder de Deus), o candidato José Serra não conseguiu vencer a candidata do atual presidente.

Agora, resta a todos os servos de Deus orar em favor das autoridades constituídas, conforme o mandamento bíblico, pedindo a Deus que nossa pátria seja abençoada e tenha paz.


Nele,
Nossa Esperança!


Pr. Hiram Filho


Fortaleza
Ceará

01/11/2010