Ministro do Evangelho

Ministro do Evangelho

segunda-feira, 30 de maio de 2011

CELEBRAÇÃO DO CENTENÁRIO NA SUÉCIA!

IGREJA FILADÉLFIA DE ESTOCOLMO
(IGREJA QUE ENVIOU OS MISSIONÁRIOS AO BRASIL)

De 20 a 22 de maio, a Igreja Filadélfia em Estocolmo, capital da Suécia, recebeu a Celebração Missionária do Centenário das Assembleias de Deus no Brasil. Ali, cerca de 250 brasileiros, entre pastores assembleianos do Brasil e missionários assembleianos nos Estados Unidos, Japão e Europa, estiveram reunidos para agradecer a Deus pela vida dos missionários escandinavos que deram a sua vida ao nosso país, fundando a maior igreja pentecostal do mundo.

E o local não poderia ser mais propício. A Igreja Filadélfia, fundada há 101 anos pelo pastor Lewi Pethrus, foi quem adotou e sustentou os missionários suecos Daniel Berg e Gunnar Vingren, pioneiros das Assembleias de Deus no Brasil, e enviou e sustentou a maioria dos missionários que estabeleceram a denominação, como Samuel Nyström, Samuel Hedlund, Otto Nelson, Joel Carlson, dentre outros.

Nos dois primeiros dias, as reuniões ocorreram no salão de culto anexo ao prédio da Igreja Filadélfia, com capacidade para cerca de 500 pessoas. Quebrantamento e renovação espirituais marcaram as reuniões.

O coordenador dos trabalhos foi o pastor Joel Freire da Costa, líder da Convenção Fraternal das Assembleias de Deus Brasileiras nos Estados Unidos (Confradeb-EUA) e da Convenção Fraternal das Assembleias de Deus Brasileiras na Europa, que conduziu com brilhantismo as atividades. Sob sua coordenação, missionários brasileiros na Europa se alternaram na direção dos cultos.

Na abertura, a direção ficou com o pastor Roberto Bueno, secretário geral de Missões das Assembléias de Deus do Ministério do Belém nos EUA e Europa. A oração de abertura foi marcada por um momento de quebrantamento espiritual que tomou conta do auditório. Ela foi conduzia pelo pastor José Wellington Bezerra da Costa, presidente da Convenção Geral das Assembleias de Deus no Brasil, que foi o preletor da noite, baseando sua mensagem em 2 Reis 6.1-3, que narra o episódio em que Deus usou o profeta Eliseu para socorrer um dos jovens profetas em seu projeto de construir uma casa mais ampla. A mensagem provocou despertamento espiritual.

Em todas as reuniões, os louvores ficaram por conta das cantoras Eline Souza, da Flórida (EUA); Mari Hoffman (Alemanha); Luciana Krebs (Alemanha); Joe Vasconcelos (EUA) e Davi Maia, da Igreja Batista Renovada da Lapa, São Paulo (SP).

As caravanas do Brasil, Estados Unidos, Suíça, Alemanha, Espanha e Japão foram as maiores. Irmãos da Itália e Inglaterra também estiveram presentes.
No segundo dia, a programação se seguiu pela tarde e noite, com mensagens fervorosas dos pastores Anísio Nascimento, secretário-executivo da Secretaria Nacional de Missões (SENAMI) e Gessival Barbosa, líder da AD no Japão. Mais uma vez, foram momentos de quebrantamento e renovação espirituais. À noite, com a presença de familiares de Gunnar Vingren e Daniel Berg, como Bertil Vingren e Lars Vingren, respectivamente filho e neto do missionário Gunnar Vingren, e Ann-Sofi Berg, neta de Daniel Berg, o pastor Nicholas Piensoho, líder da Igreja Filadélfia, ministrou poderosa mensagem, com base em Mateus 28.18-20. O líder da Convenção pentecostal sueca e pastores da Igreja Filadélfia também estiveram presentes. Pastor Nicholas foi traduzido por um missionário brasileiro da Igreja Episcopal Carismática.

No domingo pela manhã, ocorreu o encerramento, com grande culto na nave principal do belo templo da Igreja Filadélfia, que conta com duas galerias e capacidade para 1,7 mil pessoas sentadas. O templo é o mesmo desde a sua inauguração em 1920 pelo pastor Lewi Pethrus. Louvor e adoração marcaram a reunião, com a participação de missionários brasileiros. Pastor José Wellington e sua esposa, a irmã Wanda Freire da Costa, líder da Unemad, foram apresentados com destaque. Pastor Nicholas foi mais uma vez o preletor, ministrando sobre o tema renovação espiritual, com base em passagem da Epístola de Paulo a Tito.

Os participantes do evento louvaram a Deus pela qualidade espiritual do encontro e o seu valor histórico para a igreja no Brasil e os missionários brasileiros espalhados pelo mundo.

Fonte: CpadNews

SEGUIR A JESUS PELA FÉ!

Abraão ouviu um dia a voz de Deus. “Sai de tua casa...” Ele obedeceu e foi sem saber para onde ia.

No curso dos anos de peregrinação—e foram décadas—ele conheceu Deus. Muitas vezes Deus falou com ele em sonho. A leitura do Gênesis nos mostra que na maioria das vezes a voz de Deus se fez ouvir sem anjos ou aparições objetivamente gloriosas. O que se lê é: “Apareceu o Senhor...” “Falou o Senhor...” “Disse o Senhor a Abraão...”

Há obviamente a visita dos três anjos e a manifestação do Anjo do Senhor. Essa manifestação teve características de fisicalidade e objetividade. Os circunstantes participaram e de comida e bebida foram servidos. Mas na noite mais escura e na hora mais dramática nada se diz além de um “Disse o Senhor a Abraão...” e a recomendação era para que imolasse o seu filho em sacrifício a Deus.

Abraão, antes de tudo, dissera: “Eis-me aqui Senhor...”.

Quando caminhava com Isaque na direção de Moriá, o garoto, suspeitando que algo horrível estava para acontecer, lhe diz “Meu pai”—insinuando que desejava falar. A resposta de Abraão é a mesma: “Eis-me aqui, meu filho...” Abraão já conhecia tanto a Deus que sua fé prescindia de explicações. Aí está o grande segredo!

Ele se tornara um homem livre da necessidade de informação para seguir. “Onde está o cordeiro para o holocausto?”—indagava o aflito Isaque. “No monte do Senhor há visão”—é o que diz o texto no original. Ele, literalmente, não andava pelo que via e nem pelo que sabia. Abraão andava porque conhecia a Deus, mesmo que nada soubesse de Seus Caminhos.

Existe a fé que quer saber o caminho para decidir se segue. Mas a verdadeira fé não tem perguntas a fazer. Sabe de Deus. Por isso, discerne duas coisas:

1. Quem conhece a Deus não precisa de explicações.
2. Quem conhece a Deus sabe que mesmo não tendo a “visão” das coisas, mas em Deus há visão. Deus sabe por mim. Deus vê por mim. Abraão creu e isto lhe foi imputado como justiça! Eu quero aprender a confiar e crer assim também.

Isto certamente não torna a existência mais fácil, mas com certeza conduz ao lugar onde todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus. Afinal, eu não sei, mas Ele sabe por mim; eu não vejo, mas Ele vê por mim. E eu só enxergo o invisível pela fé. E minha fé é que Deus sabe e vê por mim e por você.

Quem serve a Deus assim já andou mais da metade do caminho.


Nele,
Que nos convida a ter a mesma disposição em fé!


Pr. Hiram Filho

Fortaleza
Ceará

30/05/2011

PR. HIRAM FILHO PREGARÁ NA AD - CAPONGA

A convite da irmã Marilene, Presidente do Departamento de Senhoras da Igreja Evangélica Assembléia de Deus em Caponga, o pastor Filho estará pregando a Palavra de Deus no Culto de Senhoras no próximo sábado (11/06).

Será um Culto Festivo, ocasião em que a esposa do pastor do campo estará aniversariando.



LOCAL: AD - CAPONGA
DATA: 11/06/2011
HORA: 19HS 

sexta-feira, 27 de maio de 2011

CENTENÁRIO: NOVAS INFORMAÇÕES!

No dia 09 de junho, será realizada a Cerimônia Oficial de Abertura da Grande Celebração do Centenário das Assembléias de Deus no Brasil.

Promovido pela Convenção Geral das Assembléias de Deus no Brasil (CGADB), o evento reunirá no Centro de Convenções e Feiras da Amazônia – Hangar, em Belém (PA) nomes renomados da denominação. O objetivo é discutir o posicionamento da Assembléia de Deus pós-centenário.

Pastor José Wellington Bezerra da Costa, presidente da CGADB, incentiva a participação dos pastores. “Queremos marcar todo o nosso país com um trabalho unificado e com um mesmo propósito. Conclamamos a todos os assembleianos que sigam a programação estabelecida e celebremos esta importante data”, convida.

O evento terá início às 09h. Entre os temas serão abordados a necessidade de incentivar o estudo da Bíblia, a importância da atuação missionária, os próximos desafios e os objetivos da denominação e a estrutura administrativa da mesma. Entre os palestrantes estão os renomados pastores Elienal Cabral, Wagner Gaby e José Satírio dos Santos – missionário da Colômbia há mais de 30 anos.

Anote!

Evento: Cerimônia Oficial de Abertura do Centenário
Data: 09 de junho
Local: Hangar – Centro de Convenções e Feiras da Amazônia
Horário: 09h
Endereço: Avenida Dr. Freitas - s/n – Bairro Marco - Belém / Pará

ALERTA DA CONVENÇÃO BATISTA BRASILEIRA!

Um dos papeis da Igreja na sociedade é ser uma consciência profética capaz de ajudar a cada ser humano (entendido como um indivíduo livre e competente diante de Deus e dos homens, vivendo em uma sociedade pluralista) a discernir valores essenciais que norteiam os relacionamentos em todas as suas dimensões.

É nesse contexto que os batistas – integrantes de uma denominação cristã que, ao longo de toda a sua história, defende a liberdade religiosa, de consciência e de expressão – se manifestam para alertar sobre os perigos que a sociedade brasileira corre diante das novas conjunturas sociais aprovadas pelo Supremo Tribunal Federal (STF) e que estão sendo propaladas por leis que tramitam no Congresso Nacional e por ações promovidas pelo Executivo.

Assim, alertamos para o perigo:

- De construir uma sociedade em que a legalidade pode ser estabelecida pelos interesses políticos e inclinações pessoais, como ocorreu no caso da releitura contraditória feita pelo STF do artigo 226 da Constituição Federal. O artigo diz:

“Art 226 - A família, base da sociedade, tem especial proteção do Estado. (...)
§3o – Para efeito da proteção do Estado, é reconhecida a união estável entre o homem e a mulher como entidade familiar, devendo a lei facilitar sua conversão em casamento.
§4o – Entende-se, também, como entidade familiar a comunidade formada por qualquer dos pais e seus descendentes.
§5o – Os direitos e deveres referentes à sociedade conjugal são exercidos igualmente pelo homem e pela mulher.

Quando uma casa que tem como principal missão defender a Constituição a rasga, corremos o perigo de viver um Estado jurídico de exceção, ao qual a nação brasileira não deseja retroceder.

- De destruir o conceito de família (que não é só cristão, mas universal e multicultural) para reconstruí-lo sob a égide somente da afetividade e não em toda a dimensão de suas funcionalidades como base da sociedade.

- De criar uma sociedade em que os valores essenciais são relativizados, pois onde tudo é relativo nada sobra para apoiar os alicerces do nosso futuro.

- De viver em uma sociedade que abandona os valores divinos revelados nas Escrituras Sagradas, pois a História, desde os tempos bíblicos, tem demonstrado que sociedades que abandonaram os valores mais elementares implodiram por perderem os seus pilares sustentadores – ainda que tenham sido, em algum momento, grandes potências no contexto universal.

Tais atitudes nada mais são do que a iniqüidade institucionalizada. Assim, conclamamos a sociedade brasileira a continuar mostrando que existem opiniões divergentes. Sem discriminação e com respeito a cada indivíduo, tais manifestações visam a defesa de valores pessoais e sociais, com integridade. Somente quando todos os segmentos da sociedade se expressam é que as forças políticas de nossa nação se sensibilizam para obviedade dos valores essenciais, como no caso recente da decisão de nossa presidente, Dilma Rousseff, ao impedir a distribuição do chamado “kit contra a homofobia ” nas escolas públicas.


Curitiba, 27 de maio de 2011


Pr. Paschoal Piragine Jr.
Presidente da Convenção Batista Brasileira.

Autorizamos a reprodução deste conteúdo única e exclusivamente se a fonte for citada como Convenção Batista Brasileira e com a inclusão do link para www.batistas.com (na internet).

IMPORTANTE: Todo texto é de inteira responsabilidade da Convenção Batista Brasileira, e poderá ser acessado no link acima mencionado.

CENTENÁRIO DA ASSEMBLÉIA DE DEUS!

quinta-feira, 26 de maio de 2011

PR. HIRAM FILHO PREGARÁ NA AD - EDSON QUEIROZ 1

A convite do Pb. Aldo, supervisor da Igreja Evangélica Assembléia de Deus - Edson Queiroz 1, o pastor Hiram Filho estará pregando a Palavra de Deus no Culto de Avivamento, no próximo domingo (29).

LOCAL: AD - EDSON QUEIROZ 1
DATA: 29/05/2011
HORA: 18HS 

domingo, 22 de maio de 2011

REUNIÃO DE MINISTÉRIO - AD PARQUE BUENOS AIRES

Haverá Reunião do Ministério na próxima quarta-feira (25) na congregação de Parque Buenos Aires. A reunião acontecerá nesta congregação devido ao Culto de Senhoras na sede.

Pedimos a todos orações em favor do trabalho do Senhor em Cidade dos Funcionários, para que este momento de transição pastoral, seja repleto de paz e união.

REUNIÃO DE MINISTÉRIO
=======================
Local: Assembléia de Deus - Parque Buenos Aires
Hora: 19hs
Data: 25/05/2011

sexta-feira, 20 de maio de 2011

PRIMEIRO BATISMO COM O ESPÍRITO SANTO EM SOLO BRASILEIRO!

CENTENÁRIO DAS ASSEMBLÉIAS DE DEUS NO BRASIL
100 ANOS DE PENTECOSTES

Falta menos de 1 mês para a abertura das comemorações do Centenário das Assembléias de Deus no Brasil. E, para comemorar, divulgarei aqui muitas matérias sobre como se desenvolveu o trabalho do Senhor, iniciado em Belém do Pará, com a vinda de dois missionários suecos.

Para começar, irei postar a seguir, a biografia com foto, da primeira brasileira batizada com o Espírito Santo. Era o início do mover de Deus, através do batismo com fogo, em solo brasileiro.

IRMÃ CELINA


BIOGRAFIA DA IRMÃ CELINA ALBUQUERQUE


Nasceu em Manaus, AM, a 19 de setembro de 1874, filha de José Martins Cardoso e de Cândida Rosa de Aguiar Cardoso. Casou-se aos 25 anos de idade, no dia 25 de setembro de 1899, com Henrique Albuquerque que, como seu sogro, era prático em navegação nos rios amazônicos.

No Pará, converteu-se a Cristo, na Primeira Igreja Batista de Belém que, na época, era pastoreada por Almeida Sobrinho, por quem Celina foi batizada nas águas, no batistério do templo à Rua João Balby, 406.

Em 1910, chegaram os pioneiros do Movimento Pentecostal, que começaram a ensinar a doutrina do Espírito Santo que traziam em seus corações. Celina se interessou pelo que eles pregavam e, crendo na verdade, passou a buscar a promessa de Jesus Cristo.

Com a idade de 95 anos, a fiel anciã foi chamada ao descanso eterno, a 27 de março de 1969, em Belém do Pará.


Celina Albuquerque

O selo do Espírito Santo veio primeiro sobre ela, Celina Albuquerque e Maria de Nazaré. Elas foram as primeiras a declarar que aceitavam a promessa registrada em Atos 2.17-18: “E acontecerá nos últimos dias, diz o Senhor, que derramarei do meu Espírito sobre toda a carne; vossos filhos e vossas filhas profetizarão, vossos jovens terão visões, e sonharão sonhos vossos velhos; até sobre os meus servos e sobre as minhas servas derramarei do meu Espírito naqueles dias, e profetizarão...”. Elas se propuseram a permanecer em casa, em oração, até que Deus as batizasse com o Espírito Santo.

À uma hora da manhã do dia 8 de junho de 1911, em sua residência na Rua Siqueira Mendes, 79 (atual 161), Celina Albuquerque foi a primeira pessoa, em solo brasileiro, a ser batizada com o Espírito Santo. Estava confirmada a verdade pregada pelos missionários, que anunciavam um novo batismo.

Logo ao amanhecer, a irmã Nazaré apressou-se a ir à casa de José Batista de Carvalho, na av. São Jerônimo, 224, levando consigo a boa nova de que a irmã Celina recebera a promessa conforme a Palavra de Deus. Na casa de José Batista estavam reunidas várias pessoas, entre elas Manoel Maria Rodrigues, diácono da Igreja Batista. Ele declarou mais tarde: “Foi nesse momento que ouvi falar e cri no batismo com o Espírito Santo”.

Maria de Nazaré, no dia seguinte, teve a mesma experiência: era batizada com o Espírito Santo.

Imediatamente, todos os membros da igreja tiveram conhecimento do fato e algumas pessoas resolveram ir à casa de Celina, a fim de averiguarem pessoalmente o que estava acontecendo. Entre os interessados estavam os irmãos José Plácido da Costa, diácono e superintendente da Escola Dominical; Antônio Marcondes Garcia e esposa; Antônio Rodrigues e Raimundo Nobre, seminaristas.

Os dois missionários não silenciaram, continuando a pregar a Palavra de Deus. Realizavam reuniões de oração onde moravam, local agora muito visitado pelos membros da igreja. O clima naquela pequena comunidade evangélica era de tensão. Formaram-se dois grupos: o daqueles que aceitavam a doutrina pregada pelos missionários e se mantinham firmes nas suas opiniões e o grupo daqueles que rejeitavam a doutrina do batismo com o Espírito Santo e não se conformavam com a presença dos missionários no seio da igreja.


Celina Albuquerque
Uma santa mulher; heroína da fé

Entre os cooperadores da primeira hora, na obra pentecostal no Brasil, encontram-se algumas mulheres que, como desprendimento e heroísmo, enfrentaram os maiores desafios. Elas se puseram como verdadeiras colunas, como vasos de ouro nas mãos de Deus.

Celina Albuquerque destacou-se entre elas. Sua bravura evidenciou-se em episódios como o descrito por A. P. Franklin, autor de Entre Crentes Pentecostais e Santos Abandonados na América do Sul, citado em O Diário de um Pioneiro.

Reporta-se a um incidente ocorrido em 13 de novembro (de 1911), por ocasião de um batismo nas águas, quando grande multidão, armada com facas e laços, estava decidida a impedir a cerimônia.

O escritor começa a informar: “Os primeiros batismos eram feitos todos em segredo, geralmente, às onze horas da noite, pois não havia nem templos nem tanques batismais”. E prossegue: “Mas um dia criaram coragem e anunciaram um batismo público a beira-rio. Isso deu tempo para que os inimigos se preparassem. Vieram então várias centenas de homens e pensavam que com violência poderiam impedir o ato sagrado.

O líder veio à frente carregando uma cruz. Os poucos crentes que estavam reunidos compreenderam o perigo naquele momento e temeram que sangue fosse derramado. O missionário Gunnar Vingren procurou ler a Bíblia, mas foi impedido. Procurou outra vez, mas o líder tirou o seu punhal e se preparou para lançar contra ele.

Neste instante, a irmã Celina interveio colocando-se entre os dois, e esse gesto salvou-lhe a vida. Então veio a inesperada providência de Deus: o Senhor fez com que outro católico, pessoa idosa e respeitável, se impusesse, a gritar: “Chega! Deixem que eles tenham a sua cerimônia”.

O líder do grupo intentava concretizar a ameaça, mas sem o mesmo ímpeto foi contido pela palavra do missionário: “Eu faço somente o que Deus quer!” E mesmo sob os riscos, que continuavam, o ato se realizou. E Deus deu o livramento.

Ao ser batizada no Espírito Santo, Celina começou a despertar os irmãos no sentido de lhe seguirem o exemplo, havendo sido, por conseguinte, um marco esplendoroso.


Informações Extraídas:
1. As Assembléias de Deus no Brasil – Sumário Histórico Ilustrado, com texto de Juanyr de Oliveira, CPAD, 1ª edição, 1997.
2. História das Assembléias de Deus no Brasil, CPAD, 2ª edição, 1982.
3. Fotos: História da Convenção Geral das Assembléias de Deus no Brasil – CPAD – 1º edição – 2004.

quarta-feira, 18 de maio de 2011

TRANSIÇÃO PASTORAL!

O momento é de união, oração e muita prudência para escolhermos o nosso novo pastor.

Que todos os membros do ministério e da diretoria de nossa Igreja sejam serenos e sábios para que a vontade de Deus prevaleça.

Rogamos a todos orações e jejuns para que esta trasição pastoral seja pacífica. Não devemos nos esquecer que Deus está no controle de tudo!

segunda-feira, 16 de maio de 2011

PR. HIRAM FILHO PREGARÁ NA AD - JARDIM DAS OLIVEIRAS II

Em cumprimento ao rodízio da Igreja Evangélica Assembléia de Deus em Cidade dos Funcionários, através de sua secretaria, o pastor Hiram Filho estará ministrando nesta quinta-feira à noite no Culto de Doutrina.


LOCAL: AD - JARDIM DAS OLIVEIRAS II
DATA: 19/05/2011
HORA: 19HS

sábado, 14 de maio de 2011

PEDIDO DE ORAÇÃO PELA AD - CIDADE!

Peço orações em favor do trabalho do Senhor Jesus em Cidade dos Funcionários. O nosso pastor, Antônio José Azevedo, a quem amamos de coração, foi empossado como pastor presidente da Assembléia de Deus em Fortaleza, com isso, nosso campo está necessitando empossar outro ministro em seu lugar.

Para isso, necessitamos de muita oração para que Deus nos envie um 'anjo' segundo o seu coração.


Nele,
Nossa esperança!


Pr. Hiram Filho

Fortaleza
Ceará

14/05/2011

sexta-feira, 13 de maio de 2011

PR. HIRAM FILHO PREGARÁ NA AD - EUSÉBIO/CE (SEDE)

A convite do Pr. José de Oliveira, pastor presidente da Igreja Evangélica Assembléia de Deus no Eusébio, e 2o Vice-Presidente da Convenção das Assembléias de Deus do Ceará, o pastor Hiram Filho estará pregando a Palavra de Deus no Culto de Doutrina.


LOCAL: AD - EUSÉBIO/CE
DATA: 13/05/2011
HORA: 19HS

quarta-feira, 11 de maio de 2011

A DIFERENÇA ENTRE DISCÍPULO E SEGUIDOR OCULTO!

Hoje estava na oficina, onde levei o meu carro para fazer um serviço no escapamento, e de repente comecei a me lembrar de Judas, Nicodemos, José de Arimatéia e outras figuras do Evangelho. Pensei: “É impressionante como as pessoas querem tudo, menos o que Jesus disse que queria de nós.

Querem ser Mestres, Pastores, Líderes, Reverendos, etc... Só não querem ser discípulos”. Então minha mente foi para uma quantidade enorme de cenas dos Evangelhos nas quais Jesus estava cercado de admiradores e papagaios de piratas. O próximo passo foi pensar na diferença entre um verdadeiro discípulo e o admirador distante, ou mesmo o admirador próximo.

De fato, como nos evangelhos, Jesus continua cheio de admiradores, porém com muito poucos discípulos. Nada estranho. Afinal, Ele mesmo disse que seus seguidores seriam apenas “um pequenino rebanho”. Diante disso, quero escrever apenas sobre dois admiradores de Jesus, e que se posicionam em pólos extremos da admiração. O primeiro é Judas. O outro é Nicodemos.

Quem tem uma visão mínima da realidade humana sabe que uma pessoa como Jesus não passaria pela Terra sem muitos admiradores. Judas está nessa categoria. Eu simplesmente não consigo ver Judas senão como um admirador frustrado. Em minha opinião sua traição foi uma cartada final para ver se não estava enganado.

De fato, eu penso, ele queria “forçar” Jesus a assumir Seu messiado. Creio que o que passou pela cabeça dele foi que se Jesus fosse pressionado “até a morte”, Ele faria o que um dos ladrões que morreram ao Seu lado sugeriu com escárnio; ou seja: desceria da Cruz e salvaria a Si mesmo e ao povo.

Assim, Judas vai de admirador a traidor. Ora, suas intenções não mudam o fato de que ele traiu a Jesus, sendo, por isto, designado como “o filho da perdição”.

Mesmo jovem, mas com alguma experiência pastoral 3 três campos que dirigi, posso afirmar: “A linha é muito fina entre a admiração e a traição”!; e eu mesmo a conheço como fato-relacional em minha existência cheia de admiradores que se tornaram um dia traidores da amizade.

Judas não precisava de trinta moedas... Era muito pouco para tudo o que estava implicado. Penso que a traição foi sua estratégia desastrosa de “forçação de barra”... e que voltou como um bumerangue sobre ele mesmo.

Ninguém manipula a Jesus e nem o força a nada. “A minha vida ninguém a tira de mim, pelo contrário, eu espontaneamente a dou”—disse Jesus a quem quer que pretenda usá-Lo para outros fins.

Esta é a verdade: aqueles que são admiradores, quando a pressão e o perigo surgem, passam para o lado dos traidores.

O admirador gosta de andar junto enquanto é bom e agradável. Mas quando o “bicho pega”, ele sempre pula fora. No caso de Judas, eu penso que tratava-se de uma admiração que supunha ver um Messias que poderia ser posto à serviço de uma causa: a sua própria. E como Jesus não se utilizava de tudo o que tinha nas mãos para realizar o sonho de Judas—a libertação política de Israel—, ele simplesmente jogou sua “ultima cartada”, e perdeu.

Jesus jamais seria seqüestrado pelas boas ou más intenções de qualquer admirador ou mesmo de qualquer discípulo. Ao discípulo que tentou evitar a Cruz Ele disse: “Arreda Satanás”. Ora, o que poderia Ele dizer de um admirador que o estivesse tentando manipular, se não a terrível afirmação “um de vós é diabo”?

Diante de Jesus todo admirador ficará frustrado. Sim! Porque Jesus não muda Seu curso por causa de conveniências de nenhuma ordem. É assim que uma “boa intenção” vira perdição. Nenhuma boa intenção seqüestra a Verdade.

O segundo caso é o de Nicodemos. Não há como negar que Nicodemos gostava muito de Jesus, e que o admirava de verdade. Só não tinha era coragem de jogar tudo para o alto e Segui-Lo. Nicodemos até botou certas coisas em risco para falar em favor de Jesus. Mas uma vez que a inclinação da maioria se estabeleceu, ele silenciou, e conformou-se em fazer bem a Jesus morto.

O que parecia era que Nicodemos pensava que por ele ser importante e estratégico em sua posição de Mestre e de membro do Sinédrio judaico, Jesus faria alguma concessão especial a ele. Mas Jesus não conhecia em si-mesmo admiração que não viesse como surpresa da fé. “Oh, mulher! Grande é a tua fé”—disse Ele à mulher sírio-fenícia. “Nunca vi fé como esta!”—disse Ele acerca do centurião romano que cria em Sua Palavra sem reservas.

Quanto ao mais, nem posições, nem conhecimento, nem poder, nem oportunidade, nem reputação, nem aparência, nem coisa alguma jamais o impressionaram. Afinal, o apóstolo João diz: “Ele não se confiava a ninguém, pois bem conhecia a natureza humana”. Ora, era essa não impressionabilidade de Jesus o que mais irritava a todos os que tentavam seduzi-Lo de alguma forma. Um homem não impressionável sempre corre grandes ricos!

Nicodemos queria uma concessão, um tratamento diferenciado, um discipulado invisível na Terra, e um lugar garantido no céu por ter sido um prestador de serviços secretos no chão do mundo, escondido em baixo das túnicas das falsas importâncias. “Ora, Nicodemos era seguidor, ainda que ocultamente”—diz dele o evangelho de João.

O interessante é que essa é uma observação tardia, feita por João muitos anos depois, e quem sabe tenha sido feita em honra de alguma outra coisa que não sabemos. O que sabemos é que Nicodemos era mestre em Israel, mas não compreendia o Evangelho. Ele era capaz de dizer coisas boas e bonitas sobre Jesus; era capaz de dizer: “Isto não é justo. Nossa Lei não procede assim. Não se pode julgar um homem sem antes ouvi-lo.” Mas era só até aí onde ele ia.

Quem sabe, à semelhança de Judas, o próprio Nicodemos esperasse que Jesus impressionasse o Sinédrio, e que, assim, haveria de ser aceito. Ora, se isto acontecesse o próprio Nicodemos seria o maior beneficiário. Mas Jesus não atendeu às expectativas dele, assim como também frustrou as de Judas.

Admiradores sempre têm “agendas ocultas”, mas nunca são capazes de dar a cara para bater... para apanhar mesmo... e nem querem para si o vexame de sair correndo. O admirador premedita. O discípulo medita depois... ainda que chorando amargamente. Admiradores se embevecem diante do objeto que os fascina, mas não se rendem à fascinação como Verdade a ser seguida não importando as conseqüências. Admiradores podem até saber muita coisa, e podem ser capazes de grandes afirmações—às ocultas, à noite, etc—, mas de fato se resguardam da Verdade, e temem pelo meio-dia onde se tem que tomar a decisão à vista de todos.

Assim, o admirador pode até recitar palavras de verdade, mas jamais será mudado por ela, pela Verdade. O admirador quer ficar bem, mas não quer nascer de novo! Se a proposta de discipulado de Jesus fosse como a de muitos que conheço, então certamente Nicodemos seria Deão de Seminário. Mas não era assim com Jesus.

Nicodemos poderia até ser Deão de Seminário, mas jamais poderia ser discípulo de Jesus. Ser “Mestre em Israel” é tarefa fácil, e bem cabe aos medíocres, pois tal mediocridade acontece no espírito, não necessariamente no intelecto. Nicodemos, entre nós, serviria para tudo. Em muitas ‘igrejas’ seu presbiterato estaria garantido. Ele só não serve é para ser discípulo de Jesus.

O discípulo pode até fugir da raia, pode até negar, pode até se esconder, pode até correr nu pra se safar... Mas o discípulo não tem mais para onde ir. Aí está a diferença.

O admirador sempre tem para onde ir, e sempre se defende dizendo que tem muito a perder. O discípulo, todavia, quando corre, não o faz porque antes fez “contas” e concluiu pela vantagem da fuga. Não! O discípulo foge apenas porque é humano, porque se assusta, porque precisa aprender quem é o Mestre... e, muitas vezes, isso só acontece na escuridão da noite da fuga e do medo.

O discípulo não tem mais para onde correr... mesmo quando corre de medo... visto que está no Caminho da Verdade. Assim, o discípulo foge para dentro. O Admirador corre para fora. O discípulo se assusta. O admirador não se assusta, apenas trata de se precaver.

Para o discípulo o Mestre é tudo, mesmo quando ele se vê como um Nada. Já o admirador vê no Mestre uma oportunidade, e nada além disso. Em podendo ser aproveitada, ótimo. Mas se não for possível, na melhor das hipóteses, o admirador serve ao Mestre Morto, até carrega o seu cadáver, mas jamais corre o RISCO de morrer junto...

O sinal de perigo para o admirador acontece quando alguém importante e com poder, pergunta: “Por ventura és um deles?” Nessa hora o admirador cala-se. O discípulo pode negar, praguejar, dizer “não sou”. Mas jamais crerá em si mesmo; daí o sair para chorar amargamente na escuridão da noite das angustias.

Assim, temos duas figuras ilustrativas do que seja um admirador, mas que não é discípulo.

Os Judas de nossa convivência são aqueles que dela se aproveitam politicamente. Os Nicodemos de nossa convivência são os que vêem conveniência no serviço prestado, visto que nela não se corre real perigo. Afinal, se o bicho pegar todo mundo “confessa para dentro”, e diz: “Jesus, não pensei que fosse chegar a tanto”. E tal perigo justifica a própria negação.

Se você entender isso, já andou mais da metade do caminho!


Nele,


Pr. Hiram Filho

Fortaleza
Ceará

11/05/2011

PR. HIRAM FILHO PREGARÁ NA AD - TASSO JEREISSATI


Em cumprimento ao rodízio da Igreja Evangélica Assembléia de Deus em Cidade dos Funcionários, através de sua secretaria, o pastor Hiram Filho estará ministrando nesta quinta-feira à noite no Culto de Doutrina.

LOCAL: AD - TASSO JEREISSATI
DATA: 12/05/2011
HORA: 19HS

segunda-feira, 9 de maio de 2011

PR. ANTÔNIO JOSÉ É EMPOSSADO PRESIDENTE DA IEADTC!

Em um clima de paz e de muita unção, foi empossado na noite de hoje (09) como presidente da Igreja Evangélica Assembléia de Deus em Fortaleza - Templo Central, o nobre pastor e amigo Antônio José Azevedo Pereira.

Sua posse aconteceu por ocasião de uma Reunião Extraordinária com a presença dos membros da diretoria da CONADEC, da diretoria da Assembléia de Deus em Cidade dos Funcionários, além de presbíteros, evangelistas e pastores dos dois campos.

Após o falecimento do pastor José Deusdedith Farias (05), muito se especulava sobre a transição do Templo Central, no entanto, com a graça de Deus, as barreiras foram ultrapassadas e a glória do Senhor se manifestou de tal forma, que a posse do pastor Antônio José ocorreu com uma aprovação unanime de todos os presentes.

Desejo, de todo coração, que o meu amigo e amado pastor Antônio José, seja feliz e plenamente ungido para toda tarefa que o Senhor está lhe confiando. Que sua família seja guardada em Cristo e que encontre nos braços dos verdadeiros irmãos, o apoio necessário para que 'sirvam com alegria e não gemendo'.

Que a graça de nosso Senhor Jesus Cristo, o amor de Deus nosso Pai, e a consolação do Espírito Santo sejam com o pastor Antônio José e sua família, com a Igreja do Senhor no Templo Central de Fortaleza e em toda parte, desde agora e para sempre.


Nele,
Que fez isso, e é coisa maravilhosa aos nossos olhos!


Pr. Hiram Filho

Fortaleza
Ceará

09/05/2011

CENTENÁRIO DA ASSEMBLÉIA DE DEUS NO BRASIL

100 ANOS DE
ASSEMBLÉIA DE DEUS NO BRASIL


sábado, 7 de maio de 2011

FELIZ DIA DAS MÃES A MÃE MAIS LINDA DO MUNDO!

Essa é a mulher mais linda do mundo.
Essa é a mulher mais amada do mundo.
Essa é a grávida mais especial do mundo.
Essa é a mãe mais mãezona do mundo.

Com essas declarações, eu rendo homenagens a minha esposa e a todas as mães que amam, que cuidam e que se doam por seus filhos.

FELIZ DIA DAS MÃES!!!

POR UM OUTRO MUNDO POSSÍVEL!

REFLEXÃO DO DIA DAS MÃES

No século XXI, o mundo balança numa imensa gangorra cósmica. Os acontecimentos sobem e descem numa velocidade alucinante; mal dá para tomar fôlego. Bem e mal se atropelam nas acrobacias econômicas, nos avanços da indústria bélica, nos transtornos energéticos, no desprezo ambiental. Respira-se um ar de suspense. Como castelo de cartas, tudo pode vir abaixo de um dia para o outro e, nas arquibancadas, metade do planeta engole o pavor da impotência. Intuímos que algo está fora do lugar.

Algo está errado com a religião que prevaleceu no Ocidente e que colocou o sacerdote engravatado a gesticular como dono da senha da abundância divina. Eles repetem que bastam algumas cédulas de reais para que as “bênçãos retidas por Satanás” deslanchem. São profissionais da religião que promovem uma espiritualidade que dá de ombros às mulheres com tigela na mão diante de fariseus que não conseguem dar uma esmola; mulheres que imploram por um punhado de arroz para servir de refeição para os filhos esquálidos.

Algo está errado com o poderio militar que o mundo considera a solução para tensões étnicas, religiosas e culturais. O progresso da tecnologia a serviço da morte se tornou perdulário: não pergunta quantos quilômetros o tanque de guerra faz com um litro de combustível, mas, quantos galões para percorrer um quilômetro. Milhões de dólares parecem migalhas quando se trata de mísseis, porta-aviões ou caças supersônicos. Pouca comparação é feita entre o poderio esmagador de um exército e a escassez de gaze, esparadrapo e penicilina numa clínica de periferia urbana. Enquanto bombas caem, orientadas por raios laser, a vacina que erradicaria a malária não sai de estágios experimentais.

Algo está errado com o entretenimento midiático que criou uma nova safra dos ricos e famosos sem habilidade, virtude ou competência. Um jogador de futebol, que ganha fortunas sem nenhum preparo acadêmico, exibe roupas de grife, carros importados e jóias como troféus. Resta perguntar: por que não se considera isso um acinte? Principalmente quando se sabe que aquelas coisas poderia suprir um vilarejo de água potável.

Algo está errado com um sistema econômico que dispõe de fábulas de dinheiro para socorrer grandes bancos da falência. Sabedor de que existe alienação e insensibilidade, o banqueiro fica livre para festejar o novo alívio financeiro. Enquanto perdura complacência poucos vão se lembrar que os impostos pagos por eles nunca chegarão ao transporte público; e o ônibus que pegam, continuará a arrastar-se, abarrotado, por avenidas engarrafadas.

Algo está errado com um mundo em que muitos, exaustos, não têm lágrimas para serem solidários com a mãe que acabou de enterrar o filho morto pelo tráfico. A robotização dos afetos se alastra e se vê cada vez menos compaixão; mas frios, homens e mulheres se desumanizam.

Algo está errado quando um país luta há anos para uma reforma tributária que não sai do papel, o Supremo Tribunal Federal trabalha dia e noite para dar aos homossexuais, plenos direitos de família.

Algo está errado com um sistema de saúde falido, com pessoas morrendo as portas dos hospitais sem atendimento, e os políticos gastando todos os centavos que viabilizariam qualidade em atendimento com os seus próprios interesses.

Algo está errado quando um pais têm uma Petrobrás, segunda maior produtora de petróleo da América latina, e o seu combustível ultrapassa os 3 reais por litro para que a riqueza do país não tenha como se locomover.

Diante disso tudo, só temos que confiar no amor de Deus, e no amor das mães. Amor que gera. Amor que se doa. Amor que amamenta. Amor que chora e que rir. Amor que não têm limites e não tem fim.

Mesmo diante dessa gangorra, com tanta coisas em jogo, espero que surjam mães dispostas a amarem seus filhos, criando-os num ambiente saudável recheado de afeto e carinho, e que nasça um outro amanhã.


Nele,


Pr. Hiram Filho

Fortaleza
Ceará

07/05/11

quinta-feira, 5 de maio de 2011

PR. DEUSDEDITH COM O SENHOR!

Acaba de falecer na manhã de hoje, ás 06:00hs, o nosso amigo, companheiro e pastor José Deusdedith Faria, presidente da Igreja Evangélica Assembléia de Deus - Templo Central em Fortaleza. Seu falecimento decorreu de uma virose, que causou complicações neurológicas.

Ele estava internado no hospital São Mateus desde o dia 1o de maio, exatamente na mesma data em que o pastor Bastos também foi hospitalizado, vindo a falecer.

Com isso, o pastor Antônio José Azevedo, que servia ao Senhor como 1o vice-presidente, assume a presidência da Igreja em Fortaleza, seguido do pastor Pedro Cavalcanti Falcão.

O corpo será velado no Templo Central de Fortaleza a partir das 15hs de hoje (05), e será sepultado amanhã ás 16hs no cemitério Parque da Paz.

Oremos em favor de sua família!

quarta-feira, 4 de maio de 2011

100 ANOS DE PENTECOSTES NO BRASIL!

O TESTEMUNHO DAS PEDRAS!

Jesus disse que se não se fala a verdade, as pedras clamam; e afirmou que clamariam até para pregar o Evangelho, caso os mensageiros se calassem ou falsificassem a verdade.

Quando os judeus se mostraram jactanciosos por serem “filhos de Abraão”, Jesus lhes disse que das pedras sobre as quais pisavam naquele lugar, Deus poderia gerar verdadeiros filhos de Abraão. Mostrando tanto a liberdade de Deus para se comunicar como bem entende e deseja, bem como acentuando o fato que “Abraão”, apesar de histórico, é mais que um homem, é um conceito, é um espírito, é um modo, é um caminho, é uma vereda de fé; e que o DNA de Abraão tem seu genoma na fé que vem como dom de Deus; e, portanto, podendo ser por Deus suscitada até em pedras; ou melhor: até mais facilmente em pedras do que em gente rebelde e arrogante.

Hoje já se sabe que até literalmente as pedras falam. Estou usando cilício para falar. Toda essa nossa conversa é ciliciana, é papo das pedras, é memória em pedras, é informação disponibilizada em pedra; pois, os homens não se comunicam mais com o coração.

As ciências em geral entraram no ambiente das pedras falantes e contadoras de todas as histórias passadas! Deus, porém, que faz gente da lama, pode fazer pedras falarem...

Ah, como as pedras falam e ainda falarão!... Nesse tempo em que os discípulos se tornaram como os judeus dos dias de Jesus, mais do que nunca as pedras vão falar...

As pedras falarão quando caírem como porretes na cabeça da humanidade...

As pedras falarão quando caírem do céu como chuva de meteoritos apocalípticos aos milhões...

As pedras falarão quando os seres mais impensáveis começarem a pregar o Evangelho, ainda que com outra cara, e bem na cara dos aturdidos e empedrados ex-discípulos.

E as pedras estão falando...

Os mais sábios, os mais humanos, os mais sensíveis, os mais perceptivos, os mais conscientes, os mais nobres nas decisões, os mais misericordiosos, os mais amigos da criação, os mais ativos no bem, os mais abertos e não preconceituosos, os mais pacientes, os mais esperançosos, os mais generosos — em geral, na maior parte, não freqüentam templos e não são religiosos, mas apenas gente; gente que, segundo os cristãos, ainda não se converteram; sendo, portanto, ainda apenas pedras no caminho...

Pense nisso!...


Nele,


Pr. Hiram Filho

Fortaleza
Ceará

04/05/11

segunda-feira, 2 de maio de 2011

PEDIDO DE ORAÇÃO PELO PASTOR DEUSDEDITH!

Pedimos orações em favor da saúde do nobre pastor e amigo José Deusdedith Faria, mui digníssimo presidente da Igreja Evangélica Assembléia de Deus em Fortaleza - Templo Central.

O nosso companheiro encontra-se internado por complicações decorrentes de uma virose.

Assim que possível, posterei mais informações!