Ministro do Evangelho

Ministro do Evangelho

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

ADAPTAÇÃO E SOBREVIVÊNCIA!

É possível adaptar-se a dores cruéis, sofrimentos atrozes, decepções frias; aprender a absorver baques, a encaliçar a alma, a envernizar sentimentos.

Os humanos também se adéquam para sobreviver. Na cruel tarefa de não desaparecerem na evolução, aprendem a acomodar-se aos ambientes hostis; assim, criam anticorpos existenciais, resistências espirituais, imunidades emocionais.

Diz a história que uma mulher por nome Locusta foi envenenadora profissional em Roma. Ela viveu durante o primeiro século depois de Cristo e ficou conhecida por ingerir pequenas doses de veneno todos os dias para adquirir defesa contra as toxinas que usava. Doses homeopáticas de veneno a protegiam, e ela, por sua vez podia matar sem ser atingida.

A alma humana cria revestimento e os olhos ganham frieza, as palavras, impassibilidade, os atos, automatismo. Entretanto, dessensibilizados, mulheres e homens acabam conspirando contra si mesmos. Seguem como bois no corredor do matadouro, aceitam marchar cabisbaixos rumo ao corte trágico. Anestesiados, consentem com o destino e se entregam à providência.

A noite mal dormida, o almoço requentado, o descaso da burocracia, tudo é absorvido pacificamente. Sem contar com a bestificação da televisiva e a superficialização jornalística que contribuem com a demência generalizada.

Pensar passa a ser privilégio e redargüir, virtude rara. Reina o espírito de manada para que mentes domesticadas repitam seus chavões. Carreiristas inescrupulosos se aproveitam dos simples. Futriqueiros disseminam boatos. Ímpios manobram detrás dos panos. Banditismo se mistura à benignidade.

A vida só continua porque os processos de assimilação da espécie humana são espantosos.

Quem lê, entenda!


Nele,
Que mandou que não nos conformássemos com ‘este século’!


Pr. Hiram Filho

Fortaleza
Ceará

22/08/11