A Bíblia se divide em duas partes: Antigo Testamento e Novo Testamento. E que possui 66 livros, sendo 39 no Antigo Testamento e 27 no Novo Testamento. E são agrupados da seguinte forma:
ANTIGO TESTAMENTO:
O Pentateuco: Genesis, Êxodo, Levítico, Números e deuteronômio.
Históricos: Josué, Juízes, Ruth, 1º e 2º Samuel, 1º e 2º Reis, 1º e 2º Crônicas, Esdras Neemias e Ester.
Poéticos: Jó, Salmos, Provérbios, Eclesiastes, Cantares de Salomão.
Proféticos: Subdivididos em profetas Maiores e profetas Menores.
Profetas Maiores: Isaias, Jeremias, Lamentações de Jeremias, Ezequiel e Daniel.
Profetas Menores: Oséias, Joel, Amós, Obadias, Jonas, Miquéias, Naum, Habacuque, Sofonias, Ageu, Zacarias, e Malaquias. Formando assim o Livro das Escrituras Hebraicas.
NOVO TESTAMENTO:
Biográficos: (Evangelhos) Mateus, Marcos, Lucas, e João.
Histórico: Atos dos Apóstolos
Doutrinários: Subdivididos em Epistolas Paulinas e Epistolas Gerais.
Epistolas Paulinas: Romanos, 1ª e 2ª aos Corintios, Gálatas, Efésios, Filipenses, Colossenses, 1ª e 2ª aos Tessalonicensses, 1ª e 2ª á Timóteo, Tito, Filemon.
Epistolas Gerais: Hebreus, Tiago, 1ª e 2ª De Pedro, 1ª 2ª e 3ª De João. e Judas.
Profético: Apocalípse.
A Palavra "Bíblia" vem do grego "Biblos", nome da casca de um papiro do século XI, a.C. Os primeiros a usar a palavra "Bíblia" para designar as Escrituras Sagradas foram os discípulos do Cristo, no século II d.C.
A Bíblia contém: Aproximadamente dependendo da tradução 3.566.480 letras, 773.693 palavras, 1.189 capítulos e 31.173 versículos, e. Para sua leitura completa, são necessárias 49 horas, a saber, 38 horas para a leitura do Velho Testamento e 11 horas para a do Novo Testamento. Para lê-la de forma audível, e compreensiva em velocidade normal de fala, são necessárias cerca de 70 horas. Se você deseja lê-la em 1 ano, é necessário ler 4 capítulos por dia durante todo o ano.
A divisão da Bíblia em capítulos foi introduzida pelo professor universitário parisiense Stephen Langston, em 1227, que viria a ser eleito bispo de Cantuária pouco tempo depois. A divisão em versículos foi introduzida em 1551, pelo impressor parisiense Robert Stephanus. Ambas as divisões tinham por objetivo facilitar a consulta e as citações bíblicas, e foi aceita por todos, incluindo os judeus. Antes da divisão em versículos e capítulos a escrita era continua, dessa forma:
PorqueDEUSamouomundodetalmaneiraquedeuseufilhounigenitoparaquetodoaquelequenelecrernaopereçamastenhaavidaeterna.
A Maior Bíblia do mundo: A maior Bíblia que se conhece, contém 8.048 páginas, pesa 547 quilos e tem 2,5 metros de espessura. Foi confeccionada por um marceneiro de Los Angeles, durante dois anos de trabalho ininterrupto. Cada página é uma delgada tábua de 1 metro de altura, em cuja superfície estão gravados os textos.
A Menor Bíblia do mundo: A menor Bíblia existente foi impressa na Inglaterra e pesa somente 20 gramas. Este fabuloso exemplar da Bíblia mede 4,5 cm de comprimento, 3 cm de largura e 2 cm de espessura. Apesar de ser tão pequenina, contém 878 páginas, possui uma série de gravuras ilustrativas e pode ser lida com o auxílio de uma lente.
A Bíblia foi escrita e reproduzida em diversos materiais, de acordo com a época e cultura das regiões, utilizando tábuas de barro, peles, papiro e até mesmo cacos de cerâmica.
Ao comparar as diferentes cópias do texto da Bíblia entre si e com os originais disponíveis, menos de 1% do texto apresentou dúvidas ou variações, portanto, 99% do texto da Bíblia é puro. Vale lembrar que o mesmo método (crítica textual) é usado para avaliar outros documentos históricos, como a Ilíadas de Homero, por exemplo.
Língua Original o texto Bíblico: Com exceção de alguns textos do livro de Ester e de Daniel, que contém partes escritas em Aramaico e persa, os textos originais do Antigo Testamento foram escritos em hebraico, uma língua da família das línguas semíticas, caracterizada pela predominância de consoantes.A palavra “Hebraica” vem de "Hebrom", região de Canaã que foi habitada pelo patriarca Abraão em sua peregrinação, vindo da terra de Ur.
Data da escrita: Os 39 livros que compõem o Antigo Testamento (sem a inclusão dos apócrifos) estavam compilados desde cerca de 400 a.C. sendo aceitos pelo cânon Judaico, e também pelos Protestantes, Católicos Ortodoxos, Igreja Católica Russa, e parte da Igreja Católica tradicional.
Tradução: Das 2.000 línguas e dialetos falados no mundo, cerca de 1.200 já possuem a Bíblia ou textos bíblicos traduzidos.
É o livro mais vendido do mundo. Estima-se que foram vendidos 11 milhões de exemplares na versão integral, 12 milhões de Novos Testamentos e ainda 400 milhões de brochuras com extratos dos textos originais.
Foi a primeira obra impressa por Gutenberg, em seu prelo manual, recém-inventado (1448-1450) que dispensava as cópias manuscritas.
A primeira Bíblia em português foi impressa em 1748. A tradução foi feita a partir da Vulgata Latina e iniciou-se com D. Diniz (1279-1325).
Você sabia disso?

