Ministro do Evangelho

Ministro do Evangelho

quarta-feira, 8 de junho de 2011

DIA DO PASTOR - 2o DOMINGO DE JUNHO

No próximo domingo (12) comemora-se, em todo território nacional, o Dia do Pastor. Nada mais que justo, já que o pastor é, além de embaixador das boas novas do céu, um dos maiores colaboradores do bem estar da sociedade.

Infelizmente, de um tempo para cá, o pastor têm sido muito discrimidado e perseguido. Porém, é bom que se saiba que "pastor também é gente". E nada melhor que tomarmos como exemplo o apóstolo Paulo, o grande pregador e fundador de Igrejas, como o nome que melhor exprime o que é ser pastor.

Pastores são seres humanos que se entristecem, sofrem angústias, passam necessidades, choram, têm problemas como todos os outros humanos.

Na época de Paulo, os sofrimentos estavam relacionados às perseguições físicas. Em nossos dias essas perseguições são subjetivas, manifestam-se através de pressões psicológicas, políticas, financeiras, etc.; Você já imaginou Paulo entrando em crise, quase tendo um surto, a ponto de desesperar-se e perder as esperanças de viver?

“Porque não queremos, irmãos, que ignoreis a tribulação que nos sobreveio na Ásia, pois que fomos sobremaneira agravados mais do que podíamos suportar, de modo tal que até da vida desesperamos”. (2º Coríntios 1.8)

Paulo entristecia-se (Fp 2:27) quando seus companheiros de ministério e suas liderados adoeciam. Sentia-se intranqüilo diante das decepções e desencontros (2 Co 2:13). Ele enfrentou muitas dificuldades, confrontos e embates, provocando nele temores, depressão, insegurança interna, medo da morte, medo da mutilação, medos inexplicáveis (2 Co 7:5-6). Ele sofria o que muitos pastores sofrem hoje: críticas injustas, observações não verdadeiras, calunias, afrontas, desrespeito e injustiça, deixando-o perturbado.

Ele era humano, ou seja, ele não era perfeito. Ele esqueceu sua capa, seus livros e pergaminhos. Pastores esquecem e cometem falhas como todo ser humano normal também comete: irritam-se, atrasam-se às vezes, choram, falam demais às vezes,...

Mais saibam de uma coisa: Pastores necessitam de ajuda e pastores necessitam de amigos.

Em geral os pastores são pessoas solitárias, isoladas e carentes, mesmo estando diariamente rodeadas de muitas pessoas. Pela imposição das tarefas e papéis que exercem, têm dificuldades de travar amizades verdadeiras, até entre eles mesmos.

Esteja atento e sensível ao que ocorre com o seu pastor; procure-o não apenas como pastor, mas como amigo. Paulo foi abandonado e decepcionado pelos seus irmãos (2Tm 4:10-16). Faltou solidariedade, “todos me abandonaram...” disse ele.

“Porque Demas me desamparou, amando o presente século, e foi para Tessalônica, Crescente para Galácia, Tito para Dalmácia. Só Lucas está comigo. Toma Marcos, e traze-o contigo, porque me é muito útil para o ministério. Também enviei Tíquico a Éfeso. Quando vieres, tragam a capa que esqueci em Trôade, em casa de Carpo, e os livros, principalmente os pergaminhos. Alexandre, o latoeiro, causou-me muitos males; o Senhor lhe pague segundo as suas obras. Tu guarda-te também dele, porque resistiu muito às nossas palavras. Ninguém me assistiu na minha primeira defesa, antes todos me desampararam”. (2º Timóteo 4.10-16)

Paulo demonstra claramente sua humanidade. Muitos pastores acham-se seres angelicais, porém quanto mais humano for o pastor, mais ele se ajustará ao projeto divino para o ministério. Paulo aprendeu a virar a página; reconheceu seus erros, reconsiderou suas posições, pediu perdão. Aprendeu não impor culpa aos outros.

Amados pastores, aprendamos a ser vitoriosos coletivamente e assumir erros como corpo. Ele aprendeu a superar a ingratidão com gratidão a Deus (V.17). Aproveitou as situações adversas para anunciar o evangelho e superar os seus medos.

A confiança em Deus, a certeza que o Senhor é responsável pelo ministério e vida; a convicção que o ministério deve ser feito para a glória de Deus e não para os homens, são fundamentais para que diminuam as angústias, os medos e frustrações ministeriais.

Desejo a todos os pastores muita graça de Deus sobre suas vidas, sobre suas famílias e sobre os seus ministérios.


Nele,
Que também me deu essa honra!


Pr. Hiram Filho

Fortaleza
Ceará

08/06/2011